Falar com um Consultor

Texto por Dai Façanha do @vidadehoteleira.

Certamente, você já deve ter ouvido um hoteleiro falando que é escravo. Que trabalhar na Hotelaria é uma escravidão, porque trabalha feriado, finais de semana, aniversário e nunca tem folga pra nada.

Se nunca ouviu, tá lendo agora! Eu mesma falava isso, até entender o real motivo da palavra ESCRAVO e entender que eu escolhi ser hoteleira.

Como diz meu amigo Marcelo Bossler de Toledo, autor do livro HOTEL O MUSICAL, o hotel é um palco e todos nós somos os atores principais que fazem um show a cada turno.  Mas, para dar show, é  preciso amar o que se faz.

Não estou falando de um amor qualquer e nem forçado. Estou me referindo ao amor do tipo puro e genuíno, que dá pra ver pelo brilho nos olhos e nas atitudes.

Assim como  cantado nas músicas antigas e, também, em algumas atuais, o amor é livre. Portanto,  ele não pode ser sinonimo de escravidão. Dito isso, por que, então, muitos profissionais hoteleiros se dizem escravos?

Este artigo vai tentar trazer uma reflexão  dessa visão que muitos têm, e alguns propagam, de ser um escravo hoteleiro, sem explicar o real sentido por trás dessa expressão. Falaremos de:

  • escravidão
  • escolhas
  • ser hoteleiro por amor
  • romantismo na hotelaria

Hotelaria: escravidão ou escolha?

O que diz o dicionário sobre ser Escravo:

É aquele que, privado da liberdade, está submetido à vontade de um senhor, a quem pertence como propriedade. Ou ainda; quem está submetido à vontade de outrem, a alguma espécie de poder ou a uma força incontrolável.

Logo,  podemos concluir que:

Hotelaria não é sinônimo de escravidão.

A menos que tenham arrancado você  à  força da sua casa ou que você tenha sido sequestrado para trabalhar  transformando-se em propriedade, você não é escravo da hotelaria.

Você é, e sempre será, escravo das suas escolhas.

Suas escolhas são que lhe aprisionam ou libertam.

Parece clichê? Sim, mas, nesse caso, o clichê faz todo sentido.

Faça uma autorreflexão

Por que você está trabalhando na Hotelaria?

Se você responder que é por um salário, você está certo! Quem sou eu na fila do check-in pra te julgar? Todos nós precisamos de dinheiro para sobreviver.

Se foi pelo salário, mas você já teve a oportunidade de ganhar mais em outra área profissional e preferiu ficar na hotelaria, então eu vou te informar que você pode até ter entrado por necessidade, mas o mosquitinho da Hotelaria te picou hahaha

Independentemente de você ter apenas ido fazer um extra ou se estudou para a área, se foi por livre e espontânea vontade e/ou pressão,  o que importa é que se hoje você ainda está na hotelaria a escolha foi sua.

 Portanto, arque com as consequências e comece a trocar a expressão escravo hoteleiro por HOTELEIRO CONSCIENTE.

Não é romantizar sofrimento, é romantizar o amor pela hotelaria

Ninguém aqui está romantizando o sofrimento, mas em tudo na vida há sacrifícios para poder chegar ao lugar almejado.

Você já viu alguém ser saudável sem renunciar a uma vida de exageros.

Já viu alguém que quer passar no vestibular para ingressar na faculdade, passando noites em baladas?

 Perceba: para essas pessoas, não são sacrifícios. São escolhas. É exatamente assim para os hoteleiros que escolhem a Hotelaria como casa.

Você terá que sacrificar algumas coisas pelo simples prazer em servir.

 Amor é poesia na hotelaria

Doa a quem doer, mas há amor e poesia na Hotelaria, sim!  Basta pensar num momento vivido, e , assim, tudo que foi visto vai tecendo uma história digna de ser contada.Observa:

Todo trabalho requer dedicação e força de vontade. Trazendo para o nosso setor, a Hotelaria exige da gente mais que força de vontade e dedicação. Ela requer amor.É  uma vocação, repleta de paciência.

A Hotelaria e nós, hoteleiros, estamos em constante metamorfose constituindo um universo plural, simbólico, cheio de sonhos e vidas. Hoteleiros são batalhadores. Travamos lutas todos os dias para conseguir o nosso sustento e fazer as engrenagens do Turismo funcionar.

Não se engane e lembre-se sempre: Hotelaria é amor tornado visível.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr

CONSULTORIA GRÁTIS

Prepare-se para multiplicar suas reservas

Preencha o formulário para iniciarmos sua consultoria gratuita em vendas online.